SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Science and Biology Education: strange, non-human loves, conversations & alliances with plants and other ways of narrating lifeWays of Inhabiting the World: a science education with/in the midst of/through life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

RANNIERY, Thiago  and  TERRA, Nathália. Abomináveis Amores entre Estranhos. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124090. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124090vs01.

Como o ensino de biologia pode reescrever a lógica da vida a partir da relação com seres que não geram nenhum apelo ético? É possível produzir mundos queers no espaço ético da natureza? Como encenar, no ensino de biologia, uma poética ecológica da intimidade? Como amar em tempos de transformação ecológica radical? Essas questões são discutidas neste artigo sob um enfoque indisciplinar para explorar o ensino de biologia como arte de cultivar histórias emaranhadas, nas quais seres alienígenas têm o potencial de perturbar as histórias avassaladoras da tragédia que orbitam em torno de Anthropos com relatos inquietantes e generativos de um aberrante amor interespécies.

Keywords : Ecologia Queer; Amor; Antropoceno; Poética Ambiental; Erotismo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )