SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vidaHistória Natural e Educação Ambiental em Diálogo no Ensino de Ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

CARVALHO, Fabiana Aparecida de  y  BERGAMO, Leonardo Aparecido de Souza. Educação Ambiental Menor, Decolonialidade e Ativismo Artístico. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124125. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124125vs01.

Discute-se uma educação ambiental menor que escapa das contradições do desenvolvimento sustentável pautado na ótica econômica neoliberal. Junto à ideia de minoridade, fundamentada no pensamento pós-crítico, apresentam-se proposições decoloniais e transdisciplinares de educação para os ambientes. Para tal, a crítica ao Antropoceno/Capitaloceno e o ativismo artístico de representantes das comunidades indígenas, como ideias para adiar o fim do mundo, são cartografadas no texto e agenciam proposições diferenciadas que podem ser pensadas junto ao Ensino de Ciências.

Palabras clave : Educação Ambiental; Decolonialidade; Desenvolvimento Sustentável; Sujeito Ecológico; Ensino de Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )