SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Educação Ambiental Menor, Decolonialidade e Ativismo ArtísticoGradismo e Cladismo no Ensino em uma Análise Foucaultiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento  y  SELLES, Sandra Escovedo. História Natural e Educação Ambiental em Diálogo no Ensino de Ciências. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123937. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123937vs01.

O artigo analisa experiências pedagógicas de uma professora de Ciências que lecionou em uma escola pública municipal do Rio de Janeiro entre as décadas de 1960 e 1990. As vivências se relacionam a um singular trabalho pedagógico que se estruturou pela construção e manutenção de um zoológico escolar onde animais silvestres vivos eram mantidos e cuidados para serem usados em atividades didáticas sob perspectivas ecológico-evolutivas ou em ações em prol da conservação da fauna. Discute-se mudanças nas práticas de ensino da docente originadas por ressignificações de tradições naturalísticas, apropriadas durante sua formação inicial em História Natural, diante da influência cada vez maior do campo da Educação Ambiental ao longo dos anos.

Palabras clave : História da Educação em Ciências; História de Vida; Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )