SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Gradism and Cladism in Teaching in a Foucaultian AnalysisCan a Science Museum Dream? Notes on a museum artifact author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

FORTES, Hugo. Lições da Evolução: uma abordagem transdisciplinar a partir da arte. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123782. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123782vs01.

O artigo discute a transdisciplinaridade entre os campos do saber e a contribuição das artes visuais para o ensino das ciências naturais. É apresentado o trabalho artístico em vídeo Evoluções em 3 Lições, do próprio autor, no qual se entrelaçam histórias relacionadas à teoria da evolução e ao colonialismo, buscando oferecer uma visão complexa da relação entre humanos brancos, humanos não-brancos e animais não-humanos. Conclui-se que o ensino das ciências aliado à percepção sensível proporcionada pela arte pode contribuir para a constituição de um mundo plural em que o respeito à alteridade e a comunicação entre os campos do saber ocorra de forma mais íntegra e colaborativa, sem deixar de lado as complexidades de cada área.

Keywords : Evolução; Arte; Ciências Naturais; Educação; Pós-Humanismo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )