SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Gradismo e Cladismo no Ensino em uma Análise FoucaultianaPode um Museu de Ciências Sonhar? Notas sobre um artefato museal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

FORTES, Hugo. Lições da Evolução: uma abordagem transdisciplinar a partir da arte. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123782. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123782vs01.

O artigo discute a transdisciplinaridade entre os campos do saber e a contribuição das artes visuais para o ensino das ciências naturais. É apresentado o trabalho artístico em vídeo Evoluções em 3 Lições, do próprio autor, no qual se entrelaçam histórias relacionadas à teoria da evolução e ao colonialismo, buscando oferecer uma visão complexa da relação entre humanos brancos, humanos não-brancos e animais não-humanos. Conclui-se que o ensino das ciências aliado à percepção sensível proporcionada pela arte pode contribuir para a constituição de um mundo plural em que o respeito à alteridade e a comunicação entre os campos do saber ocorra de forma mais íntegra e colaborativa, sem deixar de lado as complexidades de cada área.

Palabras clave : Evolução; Arte; Ciências Naturais; Educação; Pós-Humanismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )