SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Gradismo e Cladismo no Ensino em uma Análise FoucaultianaPode um Museu de Ciências Sonhar? Notas sobre um artefato museal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

FORTES, Hugo. Lições da Evolução: uma abordagem transdisciplinar a partir da arte. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123782. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123782vs01.

O artigo discute a transdisciplinaridade entre os campos do saber e a contribuição das artes visuais para o ensino das ciências naturais. É apresentado o trabalho artístico em vídeo Evoluções em 3 Lições, do próprio autor, no qual se entrelaçam histórias relacionadas à teoria da evolução e ao colonialismo, buscando oferecer uma visão complexa da relação entre humanos brancos, humanos não-brancos e animais não-humanos. Conclui-se que o ensino das ciências aliado à percepção sensível proporcionada pela arte pode contribuir para a constituição de um mundo plural em que o respeito à alteridade e a comunicação entre os campos do saber ocorra de forma mais íntegra e colaborativa, sem deixar de lado as complexidades de cada área.

Palavras-chave : Evolução; Arte; Ciências Naturais; Educação; Pós-Humanismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )