SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Pode um Museu de Ciências Sonhar? Notas sobre um artefato musealAlianças Vegetais: espécies companheiras de ensino diante do Antropoceno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

SILVEIRA, Eduardo. Encontros e Ficções: conversando com as plantas. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124169. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236124169vs01.

Ouvir o que dizem as plantas para com elas conversar é a proposta que mobiliza a escrita deste artigo. Parte-se de uma problematização sobre a perspectiva utilitarista que comumente caracteriza a relação entre humanos e plantas. Relação que se reproduz, também, no ensino de botânica, quando frequentemente pensado a partir de um olhar formativo tecnicista e hierárquico para as plantas e outros não humanos. Assim, baseando-se principalmente em repertórios e noções provenientes das artes, da filosofia e da literatura, o que se busca é construir possibilidades de outros encontros com as plantas. Encontros menos hierárquicos nos quais seja possível escutar a voz quase inaudível das plantas e com elas conversar.

Palavras-chave : Ensino de Botânica; Virada Vegetal; Ficção; Plantas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )