SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48The Science and Knowledge in the ‘Invisible City’Drosophila melanogaster: a meeting point for History, Philosophy, Sociology, and Biology teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

SCHMITT, Lilian Alves; ALBIERO JUNIOR, Alci  and  CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Trazendo a Prática da Educação em Ciências e em Biologia de Volta à Vida. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e125347. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236125347vs01.

O artigo objetiva discutir práticas de ensino de ciências partindo de noções de vida e de natureza como contextos generativos, não idênticos às suas definições conceituais na biologia. A proposta é aproximar essas práticas do horizonte das epistemologias ecológicas (Steil; Carvalho, 2014), em que múltiplos e diferentes esforços compreensivos contemporâneos se aproximam, valorizando a materialidade da vida e criticando uma ciência humano-centrada, que tende a reduzir as múltiplas emergências do vivo. Toma em análise duas experiências, uma na educação básica e outra na educação universitária. Conclui pela produtividade para o ensino de ciências de voltar-se à condição do ‘estar vivo’, através de uma ‘educação da atenção’ (Ingold, 2015), multiplicando as formas de vida, à medida em que promove a percepção de mundos plurais, onde a existência se dá pela permanente coprodução da vida.

Keywords : Educação em Ciências e Biologia; Aprendizagem; Epistemologias Ecológicas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )