SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48A Ciência e os Conhecimentos da ‘Cidade Invisível’Drosophila melanogaster: un punto de encuentro de la Historia, la Filosofía, la Sociología y la didáctica de la Biología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SCHMITT, Lilian Alves; ALBIERO JUNIOR, Alci  y  CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Trazendo a Prática da Educação em Ciências e em Biologia de Volta à Vida. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e125347. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236125347vs01.

O artigo objetiva discutir práticas de ensino de ciências partindo de noções de vida e de natureza como contextos generativos, não idênticos às suas definições conceituais na biologia. A proposta é aproximar essas práticas do horizonte das epistemologias ecológicas (Steil; Carvalho, 2014), em que múltiplos e diferentes esforços compreensivos contemporâneos se aproximam, valorizando a materialidade da vida e criticando uma ciência humano-centrada, que tende a reduzir as múltiplas emergências do vivo. Toma em análise duas experiências, uma na educação básica e outra na educação universitária. Conclui pela produtividade para o ensino de ciências de voltar-se à condição do ‘estar vivo’, através de uma ‘educação da atenção’ (Ingold, 2015), multiplicando as formas de vida, à medida em que promove a percepção de mundos plurais, onde a existência se dá pela permanente coprodução da vida.

Palabras clave : Educação em Ciências e Biologia; Aprendizagem; Epistemologias Ecológicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )