SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1The communication contract in the classroomCommon sense and stereotype in reading practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

BURGARELLI, Cristóvão Giovani. Em torno da letra: linguagem, ensino e subjetividade. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.15-26. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18862.

Pretendo, com este artigo, indagar, mais uma vez, dando sequência a pesquisas anteriores dentro da temática linguagem, psicanálise e educação, sobre o que está em jogo quando se propõe a pensar a entrada da criança na linguagem. Considerando mais especificamente o processo escolar de alfabetização, tentarei discutir a função do texto bem como o jogo desejante que sua materialidade poderá constituir, o qual se aproxima do processo inconsciente em que se pode situar a subjetividade. Primeiramente vou considerar algumas questões introduzidas por Borges (2006) sobre o processo de alfabetização e o papel do texto. Num segundo momento, procurarei uma maior implicação com os conceitos fundamentais da psicanálise, objetivando poder discutir a questão da subjetividade. Por fim, pretendo tomar os três itens do título, linguagem, ensino e subjetividade, em seu enodamento irredutível, o que me permitirá discutir os três elementos principais envolvidos na trama educativa, criança, professor e texto.

Keywords : Papel do Texto; Escrita; Corpolinguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )