SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1O contrato de comunicação na sala de aulaSenso comum e estereotipia nas práticas de leitura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

BURGARELLI, Cristóvão Giovani. Em torno da letra: linguagem, ensino e subjetividade. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.15-26. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18862.

Pretendo, com este artigo, indagar, mais uma vez, dando sequência a pesquisas anteriores dentro da temática linguagem, psicanálise e educação, sobre o que está em jogo quando se propõe a pensar a entrada da criança na linguagem. Considerando mais especificamente o processo escolar de alfabetização, tentarei discutir a função do texto bem como o jogo desejante que sua materialidade poderá constituir, o qual se aproxima do processo inconsciente em que se pode situar a subjetividade. Primeiramente vou considerar algumas questões introduzidas por Borges (2006) sobre o processo de alfabetização e o papel do texto. Num segundo momento, procurarei uma maior implicação com os conceitos fundamentais da psicanálise, objetivando poder discutir a questão da subjetividade. Por fim, pretendo tomar os três itens do título, linguagem, ensino e subjetividade, em seu enodamento irredutível, o que me permitirá discutir os três elementos principais envolvidos na trama educativa, criança, professor e texto.

Palabras clave : Papel do Texto; Escrita; Corpolinguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )