SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Em torno da letra: linguagem, ensino e subjetividadeA domesticação dos agentes educativos: há alguma luz no fim do túnel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

LYSARDO-DIAS, Dylia. Senso comum e estereotipia nas práticas de leitura. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.27-36. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18866.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as representações sociais acerca da leitura e de sua prática sob uma perspectiva discursiva. Considerando a natureza sócio-histórica da leitura, focaliza-se a sua relação com a estereotipia e a consequente naturalização de certas visões, naturalização que desconsidera a dinamicidade da vida social e a ação dos indivíduos como sujeitos únicos que transitam entre o novo e o diferente, ressignificam o jádito a partir da sua subjetividade e das relações intersubjetivas nas quais se inscrevem. Os estereótipos, entendidos como esquemas culturais que instituem uma percepção coletiva, mas nem por isso imutável, desempenham um importante papel no processo de leitura, já que o poder de evocação do estereótipo tem a ver com o conhecimento prévio que o leitor possui de seu próprio entorno e com a sua capacidade de perceber a presença de certos universos de referência.

Palavras-chave : Leitura; Estereótipos; Senso Comum; Dialogismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )