SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Senso comum e estereotipia nas práticas de leituraTodas as áreas se dizem pela linguagem: práticas pedagógicas necessárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

GERALDI, Corinta Maria Grisolia  e  GERALDI, João Wanderley. A domesticação dos agentes educativos: há alguma luz no fim do túnel. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.37-50. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18867.

Neste estudo retoma-se a questão da relação triádica constitutiva do ofício: alunos, professor e conhecimento, verificando como ao longo da história esta relação definiu diferentes "identidades" para o professor. Sobretudo nas últimas décadas, as políticas públicas de currículo nacional, avaliações nacionais e programa de aquisição de livros didáticos, ou mesmo de pacotes pedagógicos, produziram uma domesticação dos agentes educativos que passaram a nortear seu ensino pelas exigências postas pelo sistema como um todo, com perda quase total de autonomia. A luz no fim do túnel vem precisamente dos espaços políticos que iluminaram esta mesma domesticação: o modelo norte-americano que, tendo fracassado, volta-se para a construção de uma maior autonomia nos processos didáticos e pedagógicos. A exemplificação deste processo se faz com base no ensino da linguagem.

Palavras-chave : Formação do Professor; Identidade Profissional; Ensino de Linguagem; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )