SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1A domesticação dos agentes educativos: há alguma luz no fim do túnelO ensino da leitura em sala de aula com crianças: a tertúlia literária dialógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SOUZA, Agostinho Potenciano de. Todas as áreas se dizem pela linguagem: práticas pedagógicas necessárias. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.51-65. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18868.

Lançar um olhar sobre a linguagem não é tarefa apenas do professor de português, mas de todas as áreas de conhecimento, pois um conceito de linguagem como atividade constitutiva dos sujeitos, dos temas, das ciências, da interação, a favor do desenvolvimento da aprendizagem, redimensiona toda ação pedagógica, de modo a transformar o ensino em um processo de letramento eficaz. Essa reflexão teórica, sob o ponto de vista das teorias da linguagem, visa a um aprimoramento das atividades de falar e ouvir, ler e escrever, em todas as disciplinas, de acordo com as realizações de linguagem específicas de cada área, como um desafio para as mudanças educacionais mais urgentes.

Palavras-chave : Linguagem; Ensino; Ler; Escrever.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )