SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1The teaching of reading to children in the classroom: dialogic literary gatheringsFormative processes arising from inclusive practices in basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

LEITE, Cláudia Aparecida de Oliveira. E se Freud visitasse nossas creches: compassos e descompassos entre crianças e adultos. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.85-90. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18870.

Freud afirma que não precisaria ter escrito os Três ensaios sobre a teoria da sexualidade se os homens soubessem aprender através da observação direta das crianças. Para a Psicanálise, há um laço indissociável entre saber e subjetividade, pois a relação com o outro é fundamental para a construção de um saber. Consideramos que o encontro entre o adulto e a criança carrega em seu bojo a marca do descompasso de saber. Dessa maneira, destacamos, neste trabalho, que esse descompasso promove as vias do não saber, situando um movimento de aprender que se situa na experiência da criança e também na vivência do adulto.

Keywords : Aprender; Psicanálise; Criança; Creche.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )