SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1If Freud were to visit our nursery schools: matches and mismatches between children and adultsSocial representations of elementary public school students on violence in the school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

SILVA, Gilberto Ferreira da; NORNBERG, Marta  and  PACHECO, Suzana Moreira. Processos formativos a partir de práticas inclusivas na educação básica. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.91-112. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18872.

Este artigo resulta de uma experiência de pesquisa, com características colaborativas, desenvolvida com um grupo de professores de quatro escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Nele, analisamos a gênese do processo de pesquisa estabelecido entre Universidade e Escola e o desenvolvimento dos encontros de formação e de escrita colaborativa. A partir dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa-ação, sistematizamos e analisamos o processo de formação continuada e de escrita colaborativa. Da análise dos registros escritos pelas professoras é possível afirmar três aspectos que possuem um caráter inovador das formas de pensar e fazer a docência na Educação Básica: a) a prática da Inclusão desde a experiência cotidiana da docência compartilhada; b) a formação de professores desde a dimensão da pesquisa e da autoria escrita; c) a compreensão de Docência Compartilhada e de trabalho coletivo na escola como indicadores de inovação educativa. Por fim, sustentamos que o movimento de formação continuada, quando realizado em rede, possibilita a melhoria da prática pedagógica e a qualificação dos processos de inclusão educativa.

Keywords : Formação de Professores; Educação Inclusiva; Pesquisa-Ação; Docência Compartilhada; Escrita Colaborativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )