SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1E se Freud visitasse nossas creches: compassos e descompassos entre crianças e adultosRepresentações sociais de estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino acerca da violência na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SILVA, Gilberto Ferreira da; NORNBERG, Marta  e  PACHECO, Suzana Moreira. Processos formativos a partir de práticas inclusivas na educação básica. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.91-112. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18872.

Este artigo resulta de uma experiência de pesquisa, com características colaborativas, desenvolvida com um grupo de professores de quatro escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Nele, analisamos a gênese do processo de pesquisa estabelecido entre Universidade e Escola e o desenvolvimento dos encontros de formação e de escrita colaborativa. A partir dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa-ação, sistematizamos e analisamos o processo de formação continuada e de escrita colaborativa. Da análise dos registros escritos pelas professoras é possível afirmar três aspectos que possuem um caráter inovador das formas de pensar e fazer a docência na Educação Básica: a) a prática da Inclusão desde a experiência cotidiana da docência compartilhada; b) a formação de professores desde a dimensão da pesquisa e da autoria escrita; c) a compreensão de Docência Compartilhada e de trabalho coletivo na escola como indicadores de inovação educativa. Por fim, sustentamos que o movimento de formação continuada, quando realizado em rede, possibilita a melhoria da prática pedagógica e a qualificação dos processos de inclusão educativa.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação Inclusiva; Pesquisa-Ação; Docência Compartilhada; Escrita Colaborativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )