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Inter Ação
versão impressa ISSN 0101-7136
Resumo
SILVA, Gilberto Ferreira da; NORNBERG, Marta e PACHECO, Suzana Moreira. Processos formativos a partir de práticas inclusivas na educação básica. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.91-112. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18872.
Este artigo resulta de uma experiência de pesquisa, com características colaborativas, desenvolvida com um grupo de professores de quatro escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Nele, analisamos a gênese do processo de pesquisa estabelecido entre Universidade e Escola e o desenvolvimento dos encontros de formação e de escrita colaborativa. A partir dos aportes teórico-metodológicos da pesquisa-ação, sistematizamos e analisamos o processo de formação continuada e de escrita colaborativa. Da análise dos registros escritos pelas professoras é possível afirmar três aspectos que possuem um caráter inovador das formas de pensar e fazer a docência na Educação Básica: a) a prática da Inclusão desde a experiência cotidiana da docência compartilhada; b) a formação de professores desde a dimensão da pesquisa e da autoria escrita; c) a compreensão de Docência Compartilhada e de trabalho coletivo na escola como indicadores de inovação educativa. Por fim, sustentamos que o movimento de formação continuada, quando realizado em rede, possibilita a melhoria da prática pedagógica e a qualificação dos processos de inclusão educativa.
Palavras-chave : Formação de Professores; Educação Inclusiva; Pesquisa-Ação; Docência Compartilhada; Escrita Colaborativa.