SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Processos formativos a partir de práticas inclusivas na educação básicaO curso de pedagogia a partir dos discursos de futuros pedagogos: contradições, desafios e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SANTANA, Ana Flavia Souza. Representações sociais de estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino acerca da violência na escola. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.113-130. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18874.

Esta pesquisa tem como objetivo descrever a representação social que estudantes do ensino fundamental de duas escolas públicas da rede estadual de ensino de Salvador/BA fazem da violência na escola, identificando os significados associados a esta violência, suas raízes e possível prevenção. Os dados foram levantados através de entrevista semiestruturada, que versou sobre a violência em geral, suas interfaces com a escola, as possíveis causas e prevenção etc. Os dados levantados possibilitaram compreender que a violência está vinculada à agressão física, à criminalidade, sendo o próprio aluno o responsável primeiro pela produção da violência. As representações sobre a violência na escola trazem significados como desrespeito e discriminação, assim como violência escolar, agressão física, verbal e psicológica.

Palavras-chave : Violência; Violência na Escola; Representações Sociais; Estudantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )