SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Representações sociais de estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino acerca da violência na escolaFormação cultural e moral: a crítica da razão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

ALVES, Bruna Pereira  y  FERREIRA, Liliana Soares. O curso de pedagogia a partir dos discursos de futuros pedagogos: contradições, desafios e possibilidades. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.131-145. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18875.

Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa com acadêmicos do 8.º semestre do Curso de Pedagogia de uma Universidade do Rio Grande do Sul, objetivando problematizar aspectos relativos ao Curso de Pedagogia, aos conhecimentos produzidos e ao trabalho dos pedagogos, com base nos discursos de acadêmicos entrevistados. A pesquisa, de cunho qualitativo, segue um amplo Estudo de Caso, em que foram realizadas entrevistas e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da instituição em que os acadêmicos estudavam. Discutindo a Pedagogia como ciência e diferenciando o professor do Pedagogo, percebeu-se que os componentes curriculares, as mudanças no currículo e algumas lacunas são destacadas pelos estudantes como elementos determinantes em seu futuro trabalho e profissão.

Palabras clave : Curso de Pedagogia; Professores; Pedagogos; Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )