SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Representações sociais de estudantes do ensino fundamental da rede pública de ensino acerca da violência na escolaFormação cultural e moral: a crítica da razão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

ALVES, Bruna Pereira  e  FERREIRA, Liliana Soares. O curso de pedagogia a partir dos discursos de futuros pedagogos: contradições, desafios e possibilidades. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.131-145. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18875.

Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa com acadêmicos do 8.º semestre do Curso de Pedagogia de uma Universidade do Rio Grande do Sul, objetivando problematizar aspectos relativos ao Curso de Pedagogia, aos conhecimentos produzidos e ao trabalho dos pedagogos, com base nos discursos de acadêmicos entrevistados. A pesquisa, de cunho qualitativo, segue um amplo Estudo de Caso, em que foram realizadas entrevistas e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da instituição em que os acadêmicos estudavam. Discutindo a Pedagogia como ciência e diferenciando o professor do Pedagogo, percebeu-se que os componentes curriculares, as mudanças no currículo e algumas lacunas são destacadas pelos estudantes como elementos determinantes em seu futuro trabalho e profissão.

Palavras-chave : Curso de Pedagogia; Professores; Pedagogos; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )