SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1O curso de pedagogia a partir dos discursos de futuros pedagogos: contradições, desafios e possibilidadesNarradores de Javé: argumentos para pensar a modernidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

RESENDE, Maria do Rosário Silva  e  ROURE, Susie Amâncio Gonçalves de. Formação cultural e moral: a crítica da razão. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.147-159. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i1.18876.

No presente artigo o objetivo é refletir sobre a relação entre moral, razão e emancipação na sociedade contemporânea. Interessa-se, sobretudo, em confrontar a ideia de moralidade à premência de uma crítica da razão no sentido da busca pelo esclarecimento e pela autonomia, segundo o referencial da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Entende-se que discutir sobre a perspectiva da ética no contexto da sociedade que se institui a partir da modernidade torna-se um passo fundamental para a apreensão das possibilidades de um processo formativo que permita a superação da heteronomia intelectual e moral do homem contemporâneo.

Palavras-chave : Formação; Moral. Crítica da Razão; Emancipação; Autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )