SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Arte e filosofia: conhecimento e crítica cultural a respeito da (de)formação culturalFilosofia e educação inclusiva: reflexões críticas para a formação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

 y  BOHADANA, Estrella. A EAD on-line e o mito da passividade. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.255-266. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.20725.

Um discurso bastante recorrente nos textos sobre a educação a distância (Ead) on-line defende que uma das grandes virtudes da nova modalidade seria sua capacidade de introduzir a "atividade" ali onde sempre reinou a "passividade" na educação. A lógica então desenvolvida é relativamente simplória: ao "ensino tradicional" estaria necessariamente associado um vicioso tratamento do aluno, reduzido, em cada circunstância, à ausência de toda e qualquer iniciativa. Mas que poderia significar, para o humano, essas duas expressões, atividade e passividade, assim contrapostas - como se a presença de uma necessariamente implicasse a ausência de outra? Ao que corresponde esse modelo antropológico, implicitamente avalizado pelos mais diferentes discursos sobre a EAD on-line?

Palabras clave : Ead On-Line; Passividade e Atividade; Formação Humana e Iniciativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )