SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2A EAD on-line e o mito da passividadeNaturalismo ético, formalização do pensamento e educação em John Dewey índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

BEZERRA, Giovani Ferreira  y  BOHADANA, Estrella. Filosofia e educação inclusiva: reflexões críticas para a formação docente. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.267-285. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.17095.

Este artigo tem por objetivo investigar pressupostos ideológicos subjacentes à proposta pedagógica de inclusão escolar, realizando, para tanto, a análise de uma reportagem publicada na Revista Nova Escola em setembro de 2003. Os dados coletados, advindos de pesquisa bibliográfica, são interpretados à luz do referencial filosófico marxista. Constata-se que a o ideário inclusivista assume uma perspectiva idealista e fetichizada, ratificando tendências escolanovistas na prática pedagógica, sem promover, todavia, uma ruptura com a sociedade capitalista. Em contrapartida, advoga-se, então, uma práxis revolucionária, favorável ao pleno desenvolvimento de pessoas com e sem deficiência, tendo-se por base as circunstâncias contraditoriamente humanizadoras, suscitadas pelo próprio movimento inclusivista. O artigo contribui para estudos críticos e filosóficos no campo da formação do docente e do marxismo.

Palabras clave : Filosofia Marxista; Inclusão; Práxis Pedagógica; Imprensa Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )