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Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

KONZEN, José Oto. Naturalismo ético, formalização do pensamento e educação em John Dewey. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.287-306. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.17103.

O trabalho ocupa-se com a exposição dos princípios lógicos que fundamentam o projeto ético-educativo de John Dewey, que propõe a universalização do procedimento científico como base do desenvolvimento e da democratização social. Tem por objetivo problematizar o reducionismo histórico, epistêmico e ético associado à formalização da razão e do pensamento e avaliar seus impactos sobre a educação. Os resultados apontam para a necessidade de libertar a história e a experiência do aprisionamento empírico para conceber um desenvolvimento humano e social não limitado à naturalização da particularidade histórica.

Palavras-chave : Princípio da Continuidade e da Interação; Formalização; Reflexividade; Contextualização.

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