SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2No silêncio, com Bernardo...Las lecciones pedagogicas de Shakira una "nueva" teoría sobre la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

COELHO, Ildeu Moreira  y  GUIMARAES, Ged. Educação, escola e formação. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.323-339. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.20728.

O artigo trabalha a relação intrínseca entre educação, escola e formação. Na Grécia do período clássico os gregos buscam o sentido original da formação do homem para vida pública, visando à existência da pólis e do homem excelente e justo, o que exige permanente cuidado e vigilância sobre os interesses e a vontade dos indivíduos. Daí o sentido e a importância fundamental conferida à paideía, à educação como formação cívica e cultural para a efetiva participação na vida coletiva. Ao caminhar no sentido oposto, a educação e a escola hoje têm se perdido na esfera da prática, do utilitário, da qualificação, da profissionalização do indivíduo, da preparação para o mercado de trabalho, e esquecido o sentido primeiro de sua existência: contribuir para que o homem, a sociedade e a humanidade busquem a excelência, a vida virtuosa. Uma educação, uma escola diferente, não só é possível, mas necessária, e trabalhar para instituí-la é defender a causa da autonomia, da liberdade, da política, da primazia da vida pública e da ética.

Palabras clave : Educação; Escola; Formação; Autonomia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )