SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Psychology in education: the school psychology scenario in public schoolsUse of generator themes in the process of adult literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

SILVEIRA FILHO, José. Saberes docentes no projeto formativo do engenheiro agrônomo no curso de agronomia da UFC em Fortaleza. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.397-415. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13514.

Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes docentes praticados no projeto formativo do curso de Agronomia da UFC. O estudo teve como motivação a oportunidade de penetrar em um ambiente profissional pouco explorado, a formação acadêmica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada no estudo de caso, com abordagem descritiva, utilizando o instrumento de entrevista semiestruturada. Da conclusão, destacam-se a formação influenciada pela tendência tecnicista e que o projeto formativo não possibilita a profissionalidade necessária para atender aos desafios e demandas atuais e emergentes do meio rural, segundo 81% dos entrevistados.

Keywords : Saberes Agronômicos; Formação do Agrônomo; Tendência Tecnicista; Profissionalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )