SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Psicologia na educação: panorama da psicologia escolar em escolas públicas de GoiâniaO uso de temas geradores no processo de alfabetização de adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SILVEIRA FILHO, José. Saberes docentes no projeto formativo do engenheiro agrônomo no curso de agronomia da UFC em Fortaleza. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.397-415. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13514.

Este trabalho tem como objetivo investigar os saberes docentes praticados no projeto formativo do curso de Agronomia da UFC. O estudo teve como motivação a oportunidade de penetrar em um ambiente profissional pouco explorado, a formação acadêmica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada no estudo de caso, com abordagem descritiva, utilizando o instrumento de entrevista semiestruturada. Da conclusão, destacam-se a formação influenciada pela tendência tecnicista e que o projeto formativo não possibilita a profissionalidade necessária para atender aos desafios e demandas atuais e emergentes do meio rural, segundo 81% dos entrevistados.

Palavras-chave : Saberes Agronômicos; Formação do Agrônomo; Tendência Tecnicista; Profissionalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )