SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Saberes docentes no projeto formativo do engenheiro agrônomo no curso de agronomia da UFC em Fortaleza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

COSTA, Jaqueline de Morais. O uso de temas geradores no processo de alfabetização de adultos. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.417-428. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13521.

O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de investigação realizado com alunos de um programa de alfabetização de adultos, ocorrido por meio de um estudo de caso. A pesquisa relatada teve como base o desenvolvimento de atividades com uso da metodologia proposta por Paulo Freire, utilizando-se o trabalho com temas geradores. Observou-se que o ensino por meio de temáticas ligadas ao cotidiano influencia diretamente no envolvimento dos alunos com as aulas e, por consequência, no êxito da aprendizagem. Verificou-se que essa proposta vem ao encontro das necessidades dos educandos, uma vez que proporciona a aquisição do conhecimento da leitura e da escrita, além de proporcionar um conhecimento relacionado com suas vidas.

Palabras clave : Alfabetização de Adultos; Temas Geradores; Paulo Freire.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )