SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Experiência, escritura e deliberação: explorando caminhos de liberdade na formação didática do professoradoFormação de professores: tensão entre discursos, políticas, teorias e práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

REYES SANTANA, Manuel. Do mal-estar ao compromisso: os fatores individuais na satisfação laboral dos docentes. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.37-50. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.18736.

A preocupação pela satisfação laboral do professorado tem mudado desde um enfoque centrado no mal-estar até uma orientação mais positiva que focaliza o bem estar como núcleo de interesse. Em ambas perspectivas são considerados múltiplos fatores, tanto de índole pessoal como ambiental. Este artigo faz uma reflexão sobre alguns dos fatores individuais que incidem na satisfação laboral docente e propõe várias sugestões para sua análise. São analisadas, depois, algumas das características que deveriam estar presentes nos possíveis modelos teóricos orientados a explicar a satisfação laboral do professorado. Por último, oferecem-se algumas orientações para uma intervenção formativa que promova o bem estar docente.

Palavras-chave : Mal-Estar Docente; Compromisso Docente; Satisfação Laboral.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )