SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1From malaise to commitment: individual factors which affect the job satisfaction of teachersThe professionalization of teaching in Latin America and the discursive meanings of neo-liberalism: 1990-2012 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa  and  CUNHA, Maria Isabel da. Formação de professores: tensão entre discursos, políticas, teorias e práticas. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.51-65. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25127.

Os questionamentos sobre a formação de professores provocam inquietações para a produção de sentidos que permita uma compreensão e intervenção nos processos formativos. São processos impregnados de ideologias e valores, nem sempre percebidos, mas revelados nas práticas e nos discursos. O texto foca essa questão, ressaltando as políticas que impactam a formação de professores no Brasil; reflete sobre os conceitos que incidem sobre o campo da formação docente; toma autores contemporâneos e os resultados de pesquisas para fundamentar os argumentos que apresenta.

Keywords : Formação de Professores; Cursos de Licenciaturas; Políticas Educacionais; Tendências na Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )