Inter Ação
Print version ISSN 0101-7136
Abstract
FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa and CUNHA, Maria Isabel da. Formação de professores: tensão entre discursos, políticas, teorias e práticas. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.51-65. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25127.
Os questionamentos sobre a formação de professores provocam inquietações para a produção de sentidos que permita uma compreensão e intervenção nos processos formativos. São processos impregnados de ideologias e valores, nem sempre percebidos, mas revelados nas práticas e nos discursos. O texto foca essa questão, ressaltando as políticas que impactam a formação de professores no Brasil; reflete sobre os conceitos que incidem sobre o campo da formação docente; toma autores contemporâneos e os resultados de pesquisas para fundamentar os argumentos que apresenta.
Keywords : Formação de Professores; Cursos de Licenciaturas; Políticas Educacionais; Tendências na Formação Docente.