SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Del malestar al compromiso: los factores individuales en la satisfacción laboral de los docentesLa profesionalización docente en Latinoamérica y los sentidos discursivos del neoliberalismo: 1990-2012 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa  y  CUNHA, Maria Isabel da. Formação de professores: tensão entre discursos, políticas, teorias e práticas. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.51-65. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25127.

Os questionamentos sobre a formação de professores provocam inquietações para a produção de sentidos que permita uma compreensão e intervenção nos processos formativos. São processos impregnados de ideologias e valores, nem sempre percebidos, mas revelados nas práticas e nos discursos. O texto foca essa questão, ressaltando as políticas que impactam a formação de professores no Brasil; reflete sobre os conceitos que incidem sobre o campo da formação docente; toma autores contemporâneos e os resultados de pesquisas para fundamentar os argumentos que apresenta.

Palabras clave : Formação de Professores; Cursos de Licenciaturas; Políticas Educacionais; Tendências na Formação Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )