SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Formación de profesores: tensión entre discursos, políticas, teorías y prácticasEvaluaci ón de desempeño docente: contradicciones de la política "para pocos " en la era del "para todos " índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

TELLO, César. A profissionalização docente na América Latina e os Sentidos discursivos do neoliberalismo: 1990-2012. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.67-87. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25130.

Neste artigo são apresentados os resultados parciais de uma pesquisa que analisa os sentidos discursivos sobre a profissionalização docente. Debate-se sobre a continuidade ideológica privatizadora dos organismos internacionais e sua relação com alguns países da região em que foram estabelecidos mecanismos de profissionalização vinculados ao accountability (responsabilidade e transparência). Metodologicamente são analisados prioritariamente documentos do BM (Banco Mundial) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de modo longitudinal, desde 1990 até a atualidade, e os programas que atualmente são desenvolvidos nos países selecionados: Peru, Chile, México, Brasil, Colômbia e Equador. Analisando também os portais WEB do ministério de educação de cada país, os resultados da indagação estabelecem uma clara continuidade ideológico-discursiva dos organismos de crédito no que diz respeito à profissionalização docente e diversidade de matizes de continuidade neoliberal nos países que foram incluídos na mostra da análise.

Palabras clave : Neoliberalismo; Pós-Neoliberalismo; Políticas Docentes; Profissionalização Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )