SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Formação de professores: tensão entre discursos, políticas, teorias e práticasAvaliação de desempenho docente: contradições da política "para poucos" na era do "para todos" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

TELLO, César. A profissionalização docente na América Latina e os Sentidos discursivos do neoliberalismo: 1990-2012. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.67-87. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25130.

Neste artigo são apresentados os resultados parciais de uma pesquisa que analisa os sentidos discursivos sobre a profissionalização docente. Debate-se sobre a continuidade ideológica privatizadora dos organismos internacionais e sua relação com alguns países da região em que foram estabelecidos mecanismos de profissionalização vinculados ao accountability (responsabilidade e transparência). Metodologicamente são analisados prioritariamente documentos do BM (Banco Mundial) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de modo longitudinal, desde 1990 até a atualidade, e os programas que atualmente são desenvolvidos nos países selecionados: Peru, Chile, México, Brasil, Colômbia e Equador. Analisando também os portais WEB do ministério de educação de cada país, os resultados da indagação estabelecem uma clara continuidade ideológico-discursiva dos organismos de crédito no que diz respeito à profissionalização docente e diversidade de matizes de continuidade neoliberal nos países que foram incluídos na mostra da análise.

Palavras-chave : Neoliberalismo; Pós-Neoliberalismo; Políticas Docentes; Profissionalização Docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )