SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1A profissionalização docente na América Latina e os Sentidos discursivos do neoliberalismo: 1990-2012A formação de professores nas pesquisas nacionais e estrangeiras: tendências e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SHIROMA, Eneida  e  SCHNEIDER, Mara Cristina. Avaliação de desempenho docente: contradições da política "para poucos" na era do "para todos". Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.89-107. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25131.

Este trabalho discute a dimensão política da avaliação de desempenho docente, focando suas implicações sobre os professores, sua formação, seu trabalho e o sindicalismo docente. Desenvolvemos uma pesquisa documental e bibliográfica, mediante a qual buscamos apreender as tensões e contradições dessa política, particularmente nas experiências da América Latina e Europa. A avaliação de desempenho é um mecanismo de regulação baseado na meritocracia que afeta a formação e a carreira docente. Discutimos os pressupostos subjacentes ao modelo de avaliação de desempenho proposto e a oposição de sindicatos de professores à sua implantação como política pública.

Palavras-chave : Política Educacional; Avaliação de Desempenho; Professores; Sindicalismo Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )