SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Assessing teacher performance : contradictions of the policy "for the few" in the era of "for all"Qualitative approach to educational research: a report on production in the Triângulo Mineiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

QUEIROZ, Vanderleida R. de Freitas e. A formação de professores nas pesquisas nacionais e estrangeiras: tendências e desafios. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.109-127. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.18777.

O objetivo deste texto é discutir a formação de professores a partir da contribuição de pesquisas nacionais e estrangeiras sobre o tema. O texto mostra que há um discurso sobre a importância da formação e como esse se distancia das práticas políticas e formativas levadas a efeito. Trata, também, das tendências verificadas nas pesquisas a respeito daquilo que deve constituir um programa de formação do professor, com destaque para as questões dos saberes docentes e dos espaços formativos ideais, e como tais tendências constituem desafios a serem enfrentados tanto no âmbito das formulações de políticas e programas de formação docente como no das práticas docentes.

Keywords : Formação de Professores; Pesquisas; Políticas Educacionais; Saberes Docentese.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )