SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Evaluaci ón de desempeño docente: contradicciones de la política "para pocos " en la era del "para todos "Abordaje cualitativa en la investigaci ón educacional : un relato sobre las producciones en el Triángulo Minero, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

QUEIROZ, Vanderleida R. de Freitas e. A formação de professores nas pesquisas nacionais e estrangeiras: tendências e desafios. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.109-127. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.18777.

O objetivo deste texto é discutir a formação de professores a partir da contribuição de pesquisas nacionais e estrangeiras sobre o tema. O texto mostra que há um discurso sobre a importância da formação e como esse se distancia das práticas políticas e formativas levadas a efeito. Trata, também, das tendências verificadas nas pesquisas a respeito daquilo que deve constituir um programa de formação do professor, com destaque para as questões dos saberes docentes e dos espaços formativos ideais, e como tais tendências constituem desafios a serem enfrentados tanto no âmbito das formulações de políticas e programas de formação docente como no das práticas docentes.

Palabras clave : Formação de Professores; Pesquisas; Políticas Educacionais; Saberes Docentese.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )