SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Avaliação de desempenho docente: contradições da política "para poucos" na era do "para todos"Abordagem qualitativa na pesquisa educacional: um relato sobre as produções no Triângulo Mineiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

QUEIROZ, Vanderleida R. de Freitas e. A formação de professores nas pesquisas nacionais e estrangeiras: tendências e desafios. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.109-127. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.18777.

O objetivo deste texto é discutir a formação de professores a partir da contribuição de pesquisas nacionais e estrangeiras sobre o tema. O texto mostra que há um discurso sobre a importância da formação e como esse se distancia das práticas políticas e formativas levadas a efeito. Trata, também, das tendências verificadas nas pesquisas a respeito daquilo que deve constituir um programa de formação do professor, com destaque para as questões dos saberes docentes e dos espaços formativos ideais, e como tais tendências constituem desafios a serem enfrentados tanto no âmbito das formulações de políticas e programas de formação docente como no das práticas docentes.

Palavras-chave : Formação de Professores; Pesquisas; Políticas Educacionais; Saberes Docentese.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )