SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1The formation of teachers in national and international research: trends and challengesImplications of the methodological option for historical and dialectical materialism in the scientific production of the brasilian midwest author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu; MARQUES, Fernanda Telles  and  BATISTA, Gustavo Araújo. Abordagem qualitativa na pesquisa educacional: um relato sobre as produções no Triângulo Mineiro. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.129-143. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25154.

Este artigo faz parte das atividades de pesquisa da produção acadêmica sobre o professor, desenvolvidas pela REDECENTRO. Seu objetivo é demonstrar os tipos e os procedimentos de pesquisa das dissertações defendidas no período 2006-2007 nos Programas de Pós-Graduação em Educação de duas universidades do Triângulo Mineiro. Restringindo-se a discorrer sobre as pesquisas de abordagem qualitativa, buscou-se o aporte teórico de autores, tais como Chizzotti (1998; 2006), Weber (1982), Martins (1994) e Brandão (2003). Foram utilizadas fichas de análise com o intuito de averiguar quais os tipos e os procedimentos de pesquisa que predominaram no período em questão. Os resultados apontam a predominância da pesquisa de abordagem qualitativa no período selecionado e a convergência de referenciais teórico-metodológicos.

Keywords : Professor; Pesquisa Educacional; Abordagem Qualitativa; Estudo Interinstitucional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )