Inter Ação
Print version ISSN 0101-7136
Abstract
BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu; MARQUES, Fernanda Telles and BATISTA, Gustavo Araújo. Abordagem qualitativa na pesquisa educacional: um relato sobre as produções no Triângulo Mineiro. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.129-143. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25154.
Este artigo faz parte das atividades de pesquisa da produção acadêmica sobre o professor, desenvolvidas pela REDECENTRO. Seu objetivo é demonstrar os tipos e os procedimentos de pesquisa das dissertações defendidas no período 2006-2007 nos Programas de Pós-Graduação em Educação de duas universidades do Triângulo Mineiro. Restringindo-se a discorrer sobre as pesquisas de abordagem qualitativa, buscou-se o aporte teórico de autores, tais como Chizzotti (1998; 2006), Weber (1982), Martins (1994) e Brandão (2003). Foram utilizadas fichas de análise com o intuito de averiguar quais os tipos e os procedimentos de pesquisa que predominaram no período em questão. Os resultados apontam a predominância da pesquisa de abordagem qualitativa no período selecionado e a convergência de referenciais teórico-metodológicos.
Keywords : Professor; Pesquisa Educacional; Abordagem Qualitativa; Estudo Interinstitucional.