SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1La formación de profesores en las investigaciones nacionales y extranjeras : tendencias y desafíosImplicaciones de la opción metodol ógica por el materialismo histórico - dialéctico en la producci ón académica del Centro Oeste del Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu; MARQUES, Fernanda Telles  y  BATISTA, Gustavo Araújo. Abordagem qualitativa na pesquisa educacional: um relato sobre as produções no Triângulo Mineiro. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.129-143. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25154.

Este artigo faz parte das atividades de pesquisa da produção acadêmica sobre o professor, desenvolvidas pela REDECENTRO. Seu objetivo é demonstrar os tipos e os procedimentos de pesquisa das dissertações defendidas no período 2006-2007 nos Programas de Pós-Graduação em Educação de duas universidades do Triângulo Mineiro. Restringindo-se a discorrer sobre as pesquisas de abordagem qualitativa, buscou-se o aporte teórico de autores, tais como Chizzotti (1998; 2006), Weber (1982), Martins (1994) e Brandão (2003). Foram utilizadas fichas de análise com o intuito de averiguar quais os tipos e os procedimentos de pesquisa que predominaram no período em questão. Os resultados apontam a predominância da pesquisa de abordagem qualitativa no período selecionado e a convergência de referenciais teórico-metodológicos.

Palabras clave : Professor; Pesquisa Educacional; Abordagem Qualitativa; Estudo Interinstitucional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )