SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1A formação de professores nas pesquisas nacionais e estrangeiras: tendências e desafiosImplicações da opção metodológica pelo materialismo histórico-dialético na produção acadêmica do Centro-Oeste/Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu; MARQUES, Fernanda Telles  e  BATISTA, Gustavo Araújo. Abordagem qualitativa na pesquisa educacional: um relato sobre as produções no Triângulo Mineiro. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.129-143. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25154.

Este artigo faz parte das atividades de pesquisa da produção acadêmica sobre o professor, desenvolvidas pela REDECENTRO. Seu objetivo é demonstrar os tipos e os procedimentos de pesquisa das dissertações defendidas no período 2006-2007 nos Programas de Pós-Graduação em Educação de duas universidades do Triângulo Mineiro. Restringindo-se a discorrer sobre as pesquisas de abordagem qualitativa, buscou-se o aporte teórico de autores, tais como Chizzotti (1998; 2006), Weber (1982), Martins (1994) e Brandão (2003). Foram utilizadas fichas de análise com o intuito de averiguar quais os tipos e os procedimentos de pesquisa que predominaram no período em questão. Os resultados apontam a predominância da pesquisa de abordagem qualitativa no período selecionado e a convergência de referenciais teórico-metodológicos.

Palavras-chave : Professor; Pesquisa Educacional; Abordagem Qualitativa; Estudo Interinstitucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )