SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Abordaje cualitativa en la investigaci ón educacional : un relato sobre las producciones en el Triángulo Minero, BrasilFormación pedagógica del profesor universitario: una reflexión sobre la propuesta de la UFG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

SOUZA, Ruth Catarina C. R. de  y  MAGALHAES, Solange Martins Oliveira. Implicações da opção metodológica pelo materialismo histórico-dialético na produção acadêmica do Centro-Oeste/Brasil. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.145-166. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25155.

Este artigo apresenta os resultados da análise da produção acadêmica sobre professores, período 2006-2007, dos programas de pós-graduação em educação do Centro-Oeste. Pautada no materialismo histórico dialético (MHD), essa foi desenvolvida pela REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) no Centro-Oeste/Brasil. O presente trabalho tem como objetivo analisar, nessa produção, a que é desenvolvida pautada na opção do MHD como método, bem como suas relações com a abordagem qualitativa, os objetivos e as conclusões construídas. Identifica-se falta de clareza entre o significado de método e abordagem do trabalho e, também, dispersão teórica e metodológica. Quanto aos objetivos relacionados ao MHD, destaca-se a necessidade de os mesmos não serem mero cumprimento de uma formalidade, mas definidos como objetivos de tipo compreensivo, relacionados aos mesmos pressupostos epistemológicos, ontológicos, gnosiológicos, e recuperados nas conclusões dos estudos.

Palabras clave : Pesquisa Educacional; Formação de Professores; Método.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )