SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Abordagem qualitativa na pesquisa educacional: um relato sobre as produções no Triângulo MineiroFormação pedagógica do professor universitário: uma reflexão sobre a proposta da UFG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SOUZA, Ruth Catarina C. R. de  e  MAGALHAES, Solange Martins Oliveira. Implicações da opção metodológica pelo materialismo histórico-dialético na produção acadêmica do Centro-Oeste/Brasil. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.145-166. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25155.

Este artigo apresenta os resultados da análise da produção acadêmica sobre professores, período 2006-2007, dos programas de pós-graduação em educação do Centro-Oeste. Pautada no materialismo histórico dialético (MHD), essa foi desenvolvida pela REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) no Centro-Oeste/Brasil. O presente trabalho tem como objetivo analisar, nessa produção, a que é desenvolvida pautada na opção do MHD como método, bem como suas relações com a abordagem qualitativa, os objetivos e as conclusões construídas. Identifica-se falta de clareza entre o significado de método e abordagem do trabalho e, também, dispersão teórica e metodológica. Quanto aos objetivos relacionados ao MHD, destaca-se a necessidade de os mesmos não serem mero cumprimento de uma formalidade, mas definidos como objetivos de tipo compreensivo, relacionados aos mesmos pressupostos epistemológicos, ontológicos, gnosiológicos, e recuperados nas conclusões dos estudos.

Palavras-chave : Pesquisa Educacional; Formação de Professores; Método.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )