SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Implicações da opção metodológica pelo materialismo histórico-dialético na produção acadêmica do Centro-Oeste/BrasilA questão da cultura e da subjetividade: revisão de um estudo implicado com políticas afirmativas na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

ROSA, Dalva Eterna Gonçalves  e  CHAVES, Sandramara Matias. Formação pedagógica do professor universitário: uma reflexão sobre a proposta da UFG. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.167-186. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25156.

Este artigo tem como referência o Programa de Formação para a Docência no Ensino Superior, instituído pela Universidade Federal de Goiás em 2006. Apresenta as ações propostas e discute as necessidades formativas e os saberes específicos para a docência nesse nível de ensino, com base na produção acadêmica sobre o tema e na produção dos professores participantes. Tem como objetivo a socialização das experiências vivenciadas na instituição. Nesta pesquisa foram sistematizados dados referentes ao perfil dos participantes, temáticas desenvolvidas nos estudos de casos apresentados no final dos cursos realizados pelos professores ingressantes. A discussão apontou para um quadro de diferentes ordens: política, estrutural, organizacional, epistemológica, didático-pedagógica. Dentre os vinte e oito eixos temáticos abordados, a maior incidência recaiu sobre a motivação de professores e de estudantes. Constatou-se que as necessidades formativas extrapolam o âmbito pedagógico, sugerindo uma relação entre o contexto universitário, a condição de trabalho docente e a prática em sala de aula. Isso indica demanda por maior investimento pessoal e institucional no desenvolvimento profissional dos docentes.

Palavras-chave : Docência no Ensino Superior; Programa de Formação Docente da UFG; Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )