SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Formação pedagógica do professor universitário: uma reflexão sobre a proposta da UFGAs práticas e representações de leitura na cidade de Goiânia (1937- 1960) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SILVEIRA, Marly. A questão da cultura e da subjetividade: revisão de um estudo implicado com políticas afirmativas na educação. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.187-201. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25157.

Nos marcos da Constituição Cidadã de 1988 e ordenamentos jurídicos, políticos e socioeconômicos decorrentes, reverberam no campo da educação, repercutindo nas diretrizes nacionais, significativas demandas relativas às condições materiais e imateriais da plena cidadania. Traduzem-se nas intervenções conhecidas como políticas e ações afirmativas, de reconhecimento e valorização de identidades e culturas, e de promoção da igualdade. Nessa temática, destacamos como base do processo, as políticas curriculares de formação dos professores (as) e a concepção e construção de materiais pedagógicos. No intuito de participar dessa discussão, apresentamos a revisão de um estudo que enfoca aspectos das relações entre a questão da cultura e da subjetividade. Entende-se a compreensão dessas relações como pilar da discussão da finalidade e das ações da escola.

Palavras-chave : Políticas Afirmativas; Formação Cultural; Cultura; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )