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Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

MONTEIRO, Luiza Pereira  y  SCHILLING, Flavia Inês. Autoridade conselheira e a família em crise: como educar?. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.235-259. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.18896.

Entendemos que aquilo que é denominado como "crise da autoridade" de pais, mães, professores corresponde a um processo de deslocamento do próprio conceito de autoridade nos dias atuais. Esse conceito tem migrado, cada vez mais, do campo dos saberes e práticas tradicionais para um âmbito mais difuso, constituindo-se de maneiras diversas a partir dos saberes dos especialistas. Trata-se de um movimento histórico detectado, e já analisado, quando da instauração da "ordem social burguesa", no momento em que se criam as grandes instituições da modernidade, como a escola. Foi o momento da entrada em cena das instituições peritas, das autoridades racionais legais, estudadas por Weber. Sustentamos que, hoje, refletindo as atuais transformações sociais, haveria um deslocamento dessas formas de autoridade para outras mais difusas, as quais se agrupariam sob a denominação de "autoridades conselheiras", participando do mercado na forma de orientações de "especialistas" que se sucedem, vertiginosamente, nos espaços midiáticos.

Palabras clave : Autoridade; Autoajuda; Família; Educação.

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