SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2La educación superior en el Brasil: insumos, indicadores y compa racio nes con países de la OCDE y del BRICSLa política de ciencia, tecnología e innovación, el posgrado y la producción del conocimiento en el Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

OLIVEIRA, Adriana Rivoire Menelli de  y  MOROSINI, Marília Costa. Cooperação internacional e equidade: será possível?. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.305-321. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26105.

O estudo aborda questões sobre equidade na cooperação internacional entre instituições universitárias e as possibilidades de trocas de experiências entre alunos de outros países. A maioria das políticas públicas de mobilidade acadêmica está voltada à relação Norte-Norte e/ou Sul/Norte. Mais recentemente, registra-se uma leve tendência a intercâmbios Sul/Sul - que visam garantir a inclusão de estudantes de países com necessidades de desenvolvimento social e econômico, como Angola, Moçambique, Haiti e Timor Leste, entre outros. O texto cita uma experiência realizada em instituição de ensino superior brasileira que oportunizou a convivência de estudantes estrangeiros, oriundos da África, Oceania e América Central, em seus espaços acadêmicos, durante o período de duração de sua formação na graduação. Tal experiência trouxe à luz o debate teórico sobre novas possibilidades de intercâmbio, inclusão de estudantes e a equidade na educação superior, fundamentadas na lógica da solidariedade.

Palabras clave : Internacionalização; Educação Superior; Equidade; Cooperação Internacional Horizontal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )