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Inter Ação
versão impressa ISSN 0101-7136
Resumo
OLIVEIRA, Adriana Rivoire Menelli de e MOROSINI, Marília Costa. Cooperação internacional e equidade: será possível?. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.305-321. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26105.
O estudo aborda questões sobre equidade na cooperação internacional entre instituições universitárias e as possibilidades de trocas de experiências entre alunos de outros países. A maioria das políticas públicas de mobilidade acadêmica está voltada à relação Norte-Norte e/ou Sul/Norte. Mais recentemente, registra-se uma leve tendência a intercâmbios Sul/Sul - que visam garantir a inclusão de estudantes de países com necessidades de desenvolvimento social e econômico, como Angola, Moçambique, Haiti e Timor Leste, entre outros. O texto cita uma experiência realizada em instituição de ensino superior brasileira que oportunizou a convivência de estudantes estrangeiros, oriundos da África, Oceania e América Central, em seus espaços acadêmicos, durante o período de duração de sua formação na graduação. Tal experiência trouxe à luz o debate teórico sobre novas possibilidades de intercâmbio, inclusão de estudantes e a equidade na educação superior, fundamentadas na lógica da solidariedade.
Palavras-chave : Internacionalização; Educação Superior; Equidade; Cooperação Internacional Horizontal.