SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Cooperação internacional e equidade: será possível?A expansão da pós-graduação em cenários de globalização: recortes da situação brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

OLIVEIRA, João Ferreira de. A política de ciência, tecnologia e inovação, a pós-graduação e a produção do conhecimento no Brasil. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.323-338. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26107.

O presente estudo analisa a produção do conhecimento no Brasil, enfocando as políticas, programas e ações que vêm sendo implantados pelo governo federal, sobretudo desde os anos 1990. Nessa direção, examinam-se as políticas de pós-graduação e de ciência, tecnologia e inovação, tendo em vista seu impacto na produção do conhecimento. O estudo mostra que há uma preocupação e uma agenda, cada vez mais globalizada, voltada para a produção do conhecimento, o que se faz manifesto no Brasil por meio das políticas implementadas na área, com acentuado destaque para a inovação e para o conhecimento aplicado em processos e produtos nas diferentes cadeias produtivas, especialmente do setor industrial. As mudanças em curso trazem implicações para a autonomia, para a natureza e para as finalidades sociais da universidade, bem como para o trabalho acadêmico em geral.

Palavras-chave : Ciência e Tecnologia; Produção do Conhecimento; Pós-Graduação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )