SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2A política de ciência, tecnologia e inovação, a pós-graduação e a produção do conhecimento no BrasilPolíticas de educação superior e produção de conhecimentos no México (1980-2011) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

CABRAL NETO, Antônio  e  CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. A expansão da pós-graduação em cenários de globalização: recortes da situação brasileira. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.339-362. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26108.

O artigo analisa o processo de globalização no contexto das inovações tecnológicas e suas repercussões no campo da educação. Discute a centralidade da produção do conhecimento para a competitividade das nações e o papel que a pós-graduação exerce enquanto lócus privilegiado de sua produção. Analisa a expansão desse nível educacional, no Brasil, nas últimas décadas, tomando por base os dados do GeoCapes. Conclui-se que a pósgraduação, nesse contexto de globalização, assume importância fulcral, constituindo-se em um espaço essencial e estratégico de formação de pesquisadores que desempenham papel basal na produção de conhecimentos e no desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o Brasil vem ampliando o seu quadro de pesquisadores, o que pode ser constatado pela expansão dos cursos, das matrículas e do número de titulados.

Palavras-chave : Globalização; Pós-Graduação; Produção do Conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )