SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2La sociedad y la economia del conocimiento en la globalizaciónEl saber-hacer en la formación de los profesores del curso de hotelería de la Universidad Federal del Estado del Maranhão, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

SILVA, Maria Abádia da. A formação docente na visão dos ministros de educação e chefes de estado da UE. Rev. Inter Ação [online]. 2013, vol.38, n.2, pp.407-427. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26132.

O presente artigo problematiza o ordenamento político que deu origem ao Espaço Europeu de Educação Superior e, nele, a formação docente instituída à luz dos Comunicados da Comissão Europeia, documentos aprovados e resoluções publicadas no Diário Oficial da União Europeia. Esses desencadeiam um modelo de educação e formação de profissionais para os Estados- membros, voltado para a aprendizagem ao longo da vida, propondo converter a universidade e a escola em agências de serviços. O texto analisa, no ciclo de conferências de ministros e chefes de Estado, os eixos estratégicos, as competências básicas, habilidades e aptidões que se exigem dos alunos, de modo a aproximar a escola das empresas, além de estimular o espírito empresarial nos indivíduos em todos os níveis. Aponta, ainda, que se associa a formação de professores a um tipo de crescimento econômico conservador em que flexibilidade, empregabilidade, competitividade, individualismo, eficiência, cultura digital e racionalidade são pressupostos condutores das políticas e práticas de educação.

Palabras clave : Formação Docente; Educação e Formação no Eees; Política Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )